top of page
Buscar
  • Foto do escritorLouca por Joias

Diferenças entre joia e semijoia


Você já se perguntou a diferença entre joias e semijoias?


A maior diferença entre joias e semijoias está na qualidade do material dos quais as peças são feitas, porém ha muita discussão em torno da prata, se ela é uma joia ou uma semijoia, então para iniciar nossa explicação, é preciso entender o conceito que há por de tras de cada definição:


JOIA - Objeto de adorno de matéria preciosa como ouro, prata ou platina.


SEMI JOIA - Objeto de adorno feito de um material que depois é folheado com um metal precioso como ouro ou prata.


METAIS NOBRES - O ouro, a prata e os metais do grupo da platina (paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio). O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa. Na indústria joalheira, usa-se ouro, prata, platina, paládio e ródio, este último geralmente como revestimento de outros metais (banho de ródio).


Posto que entendemos os conceitos, concluimos que a joia, em si, é uma peça produzida integralmente em metal nobre, ou seja, o ouro, a prata e os metais do grupo da platina.


Então porque vemos com frequencia se referirem a prata como uma semijoia?


Depois de muito pesquisar a única conclusão que eu cheguei para esta pergunta, foi que a popularização da utilização da prata devido o seu baixo custo, fez com que as pessoas erroneamente a classifica-se assim. Prata não é um material "semi nobre", logo não é semijoia, pois se assim fosse, a platina por ser muito mais valiosa do que o ouro seria uma "superjoia"?


BIJUTERIAS - São compostas de materiais diversos como plástico, madeira, latão, bronze, cobre, entre outros, que são materiais mais simples. Por conta disso, sua durabilidade é muito pequena. Ademais, as peças se oxidam muito rápido, o que resulta no pouco tempo de uso das peças. Além disso, as pedras usadas são de strass ou zircornia e geralmente são coladas e nao cravadas.


Agora que está claro o que é uma joia, vamos falar sobre a semijoia, que é tudo que não for constituído por um metal nobre maciço, diferenciando-se de uma bijuteria por seguir os padrões de design, fabricação e qualidade compatíveis a uma joia.


As semijoias são as peças que mais se parecem com as joias e são constituídas de materiais como latão, bronze, estanho, zamack, etc e sobre ele é aplicado uma camada inicial chamada de pré banho de cobre, que faz a peça adquirir um brilho intenso. Depois dessa camada, a semijoia receberá ainda um banho, que deverá ser de alta qualidade, de ouro, prata ou ródio, mas sobre o processo de banho e suas diferenças, vamos deixar para falar em um outro post.

215 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page