Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a escala de valor da joia no mercado, muitas vezes não entendemos o porquê uma peça ora é vendida mais barata, ora é vendida mais cara. Temos o hábito de procurar referencias de valor em outros sites e por vezes, vejo algumas pessoas que oferecem suas joias espontaneamente para venda, dizerem sentirem-se “roubadas” ou “enganadas” por terem recebido um valor “injusto”, e a coisa piora bem quando a joia vendida é vista a venda por valor superior ao recebido.
Pois bem, para desmistificar estas questões e colocar os pontos nos “is”, antes de mais nada, vamos pontuar as 10 regras de ouro deste mercado:
1ª – Nenhum comprador te obriga a vender algo que voce não queira vender;
2ª – Caso a avaliação não corresponda com as suas expectativas, não venda;
3ª – Uma vez aceita e concluída a negociação, a joia pertence ao comprador;
4ª – O comprador faz o que bem entender com a joia comprada, podendo derretê-la, doa-la, vende-la por preço inferior ou superior;
5ª – Nenhum comprador tem a obrigação de revender a joia ao vendedor, pelo mesmo preço pago;
6ª – Quando um comprador não tem interesse na compra da sua joia, não insista em receber uma oferta, voce poderá sentir-se ofendida(o);
7ª – Tenha em mente que o valor que voce “pensa” valer sua joia, é inversamente proporcional ao valor que o comprador irá pagar;
8ª – Grife, modelo e coleções alteram significativamente o valor percebido para compra e venda;
9ª – Fatores como necessidade, velocidade e forma de pagamento alteram os valores tanto para quem vende como para quem compra;
10º - Por fim, pare de denegrir ou falar mal da empresa ou pessoa para quem voce vendeu sua joia e lembre-se, foi voce quem a(o) procurou e aceitou a negociação. O comprador esta apenas exercendo o seu livre direito de comercio, se voce errou, aprenda com os seus erros e lembre-se que nem tudo é um jogo de interesse, cordialidade e humildade são cartões de visita e ajudam a fazer bons negócios, já a falta deles te faz pagar mais caro, pense nisso!
Agora que já esclarecemos as 10 regras de ouro deste mercado de compra e venda de joias usadas, gostaria de explicar como é que funciona a escala do ciclo das joias, assim voce pode entender melhor em que ponto desta escala voce esta quando for comprar ou vender uma peça.
No alto do gráfico temos o maior valor pago, é quando a compramos diretamente da loja, neste valor estamos pagando todos os custos diretos e indiretos que incidem sobre a peça, dependendo da grife e do valor agregado, estes custos elevam muito o valor da joia comparando apenas pelo valor de seu peso em metal.
Nem todo mundo tem a sorte grande de poder comprar em lojas, é por isso que algumas variantes no processo de compra incidem diretamente sobre o valor final das joias, é isso que o gráfico acima tenta demonstrar.
Uma vez comprada a joia, as opções que voce tem para vende-la são:
1 – Venda direta para algum amigo ou conhecido;
2 - Venda em brechós;
3 – Venda em leilão;
4 – Venda em distribuidor (compra de ouro)/ Trunk Show (eventos em lojas);
5 – Venda na Caixa Economica Federal;
No gráfico coloquei a proporção percentual da joia comparado ao seu valor pago na loja, ou seja, o melhor retorno que poderá conseguir, será de 70% com um amigo ou conhecido, cuidado porque é nestas ocasiões que uma amizade acaba, em 2º lugar estão os brechós com uma média de 50%, nos brechós comissionados voce pode até ditar o valor de venda, porém joia que não vende não tras retorno nem pra voce nem para o brechó, lembre disso! Os leilões ficam na faixa de 30%, vamos lembrar que todos querem comprar barato em leilões e ainda se perde 5% do valor da venda para o leiloeiro, os distribuidores são pessoas que abastecem os revendedores, logo pagam por volta de 20% do valor da joia e já quase no final do gráfico estão os chamados "Trunk Show", são os eventos de captação de ouro das lojas onde há uma ideia falsa de que o preço do ouro é melhor pago, porém voce esta obrigatoriamente condicionada a gastar este valor em joias, lembra o que eu falei no inicio do post? É justamente na loja onde o maior preço da joia inicia! Por fim, ainda pensando em ter algum retorno financeiro, vem a CEF – Caixa Economica Federal, que paga apena 80% do valor do peso em ouro, por isso joias adquiridas de leilões da CEF sempre tem o melhor preço. São estes leilões que abastecem muitos dos distribuidores e revendedores, porém estas joias muitas vezes tem as pedras descravadas e as chances de você comprar uma joia que teve a pedra modificada da original é bem grande, sem contar as peças falsificadas que são de ouro porém não são autenticas.
No eixo negativo do gráfico está o ladrão, aquele que te furta a joia e voce perde 100% do valor pago, é ele quem irá abastecer o mercado de ouro vendendo para os receptadores que por sua vez venderão para os distribuidores, revendedores, até chegar em voce.
Então, o que é melhor fazer? Tudo vai depender da sua necessidade e urgência com o dinheiro, e não vamos esquecer que o preço divulgado do ouro é sempre do ouro puro 1.000, as joias são feitas de ouro 750 e o valor do grama é diferente deste valor que voce costuma ver anunciado na internet.
Espero que tenham entendido como funciona esta escala, pois isso explica muito em que fase dela uma joia se encontra e o seu preço, por isso existem ocasiões em que o mesmo modelo de joia se apresenta com preços distintos, a joia pode estar no ínicio, no meio ou no topo da escala, não sendo culpa exclusiva da ambição do vendedor.
Depois dos amigos e conhecidos, os brechós de jóias são a melhor alternativa para quem quer vender bem e rápido.
Lembre-se, neste mercado de joias o mais importante é a credibilidade de quem lhe vende, pois no caso de algum problema, voce estará bem amparado.
Espero ter ajudado com mais informação e menos mimimi.
Beijos e até a proxima!
Comments