Não é novidade que sou uma compradora compulsiva por joias da HStern, e isso me faz ter acesso a muitas joias que estão circulando no mercado, o problema é que muitas delas não são originais e pra piorar o cenário, muitos que revendem não tem habilidade suficiente para reconhecer. Fazem-se valer apenas do histórico e credibilidade de quem ofereceu a joia à venda e nem imaginam o risco que estão correndo.
Quando me deparo com estas situações, fico sempre naquela saia justa entre desconversar e dar uma desculpa para não comprar ou usar da minha sinceridade em dizer o motivo de não comprar a joia anunciada. Quem me conhece e já vivenciou esta experiência comigo, já me ouviu fazer uma pergunta que define se vou usar de sinceridade ou não neste momento cruscial, eu normalmente pergunto: Pra voce, amigo é quem te conta que esta sendo enganado ou que esconde? É baseado nesta resposta que eu explico ou não, os motivos de rejeitar a compra.
E voces acham que todos gostam e ficam gratos por isso? É claro que não! Primeiro porque a pessoa se sente exposta e tenta de todas as formas, justificar a sua "curadoria" e a credibilidade de sua fonte, a isso eu chamo de fase da negação, que pode durar alguns minutos ou uma eternidade. Passado este período, quando as inúmeras evidências já não deixam mais dúvidas, inicia-se a fase da aceitação, é quando a pessoa de fato, começa a olhar com olhos clinicos e passa a encontrar ela própria as diferenças e percebe que tem uma bomba relógio em suas mãos. Por fim chegamos as duas fases finais e antagônicas: A fase da gratidão e da picaretagem. A primeira é onde se agradece pelo conhecimento e a oportunidade em ter seu nome preservado, já a segunda, o proprio nome já diz, é quando a pessoa se vê descoberta por alguem que irá atrapalhar os seus negócios sujos, e tenta manter distância para que voce não tenha acesso as suas picaretagens.
Venho colecionando fãs revoltados ao longo da minha trajetória, joalherias multimarcas que se dizem tradicionais no mercado que misturam peças falsas entre peças verdadeiras, revenda de joias conhecida pelo bom preço que faz o mesmo e ainda descaracteriza as peças, brechó famoso de bolsas que vende joias, brechos específicos de joias (...) É por isso que eu não costumo indicar ninguem, muitas destas fontes já foram ou ainda são meus fornecedores, porém não coloco as mãos no fogo por ninguem, apenas posso responder por mim e isso já me dá um trabalho enorme de perícia, curadoria e paranóia.
Então meninas e meninos, eu não divulgo nem pro bem e nem pro mal, porém eu mostro a voces as peças para que voces saibam reconhecê-las quando encontrarem elas ai no mercado, é a única forma que encontrei de proteger voces que me seguem e tanto confiam no trabalho que desempenho.
Assistam abaixo a mais um filme mostrando as diferenças entre uma peça original e uma fake que estava a venda no mercado, cada vez mais esta ficando dificil de indentifica-las!
Um beijo e até a proxima!
Louca por Joias
Comments