top of page
Buscar
  • Foto do escritorLouca por Joias

Carmen Miranda alem do tico tico no fubá.


Aposto que muitas de voces não conheciam Maria do Carmo Miranda da Cunha

"Carmem Miranda" sem estar fantasiada.



Se viva, Carmem Miranda teria 112 anos, morreu jovem aos 46 anos de um ataque cardíaco, mas os 66 anos que nos separam de sua existencia fisica não fizeram com que o seu legado, um incomparavel sorriso largo, dona de uma energia contagiante, e da melhor representação do gingado brasileiro fosse perdido ou esquecido por gerações.


Carmen Miranda foi, é e será uma das mulheres mais copiadas do mundo. Suas roupas coloridas, turbantes exóticos, seu rebolado, suas caras e bocas, suas marchinhas foram regravadas e cantadas à exaustão nos carnavais.


Não é à toa que a H.Stern escolheu a "Pequena Notável" como uma de suas mulheres que os inspirariam a criar uma coleção de joias. Por volta do segundo semestre de 2005 é divulgado ao mercado o lançamento da coleção Carmem Miranda em comemoração aos 50 anos de morte da atriz, os exagerados balangandãs serviram de inspiração para a coleção de jóias, que traz os famosos berloques – em versão mais discreta – enfeitando colares, pulseiras e brincos de contas facetadas de pedras preciosas, ouro amarelo e prata.

Anel Carmem Miranda aro 15

disponivel em Louca por Joias


Ela era audaciosa e, ao mesmo tempo, conhecia moda. Carmen soube celebrizar o fake como ninguém. E só gente elegante consegue fazer isso. Tanto que usava e abusava de bijuterias. Em cena, nada de jóias. Segundo Christian Hallot, porta-voz da H.Stern, ela foi uma das primeiras a misturar metais, cores, usar um monte de pulseira nos braços, sem aparentemente nada ter a ver com nada, abusando das tonalidades e de estampas de frutas e de onça.


Hoje, a ordem é misturar, graças ao que ela fez - explica Christian, que ajudou na concepção de uma coleção inspirada na artista nos 50 anos de sua morte, em 2005, e que até hoje vende bem.

Além de saber costurar e ter um olhar incrível para maquiagem e acessórios, ela era baixinha e inventou o salto plataforma, levando-os a Hollywood. Depois, o Salvatore Ferragamo celebrizou e patenteou o gênero, mas foi tudo idéia dela - diz César Balbi, diretor do Museu Carmen Miranda, no Flamengo, que possui mais de 3.500 peças do acervo pessoal da cantora. www.cultura.rj.gov.br


Helena Solberg, diretora do documentário "Banana is my business", acha que foi a cantora quem fez o kitsch deixar de ser cafona ou vulgar. Ela era audaciosa e, ao mesmo tempo, conhecia moda. Carmen soube celebrizar o fake como ninguém. E só gente elegante consegue fazer isso.


O filósofo francês Gilles Lipovestsky escreveu em “O Império do Efêmero” que a moda não pertence a todas as épocas e nem a todas as civilizações. Talvez isto explique a eterna influência de Carmen Miranda “O que é que a Baiana Tem”


Cores vibrantes, alegria e sensualidade

Com essas características, Carmen Miranda, se tornou uma das primeiras referências de moda nacional.


Pra quem quiser ler um pouco mais sobre Carmem Miranda, segue um link abaixo para aprofundar na leitura https://medium.com/@claudiaflores/10-fatos-sobre-carmen-miranda-que-n%C3%A3o-merecem-morrer-numa-quarta-feira-de-cinzas-6178013a0d15


173 visualizações4 comentários

4 Comments


alads123
Mar 27, 2021

Adorei. Faça mais isso. É maravilhoso saber o q está por trás da confecção das joias q amamos.

Like
Andrea Cifali
Andrea Cifali
Mar 27, 2021
Replying to

assim que eu tiver mais tempo vou me dedicar a estes posts pois eu amo compartilhar com voces, é que eu sou sozinha pra fazer 100% de tudo hoje em dia :(

Like

Glenda Maria da Silva
Glenda Maria da Silva
Mar 27, 2021

Amei 👏👏👏

Like
Louca por Joias
Louca por Joias
Mar 27, 2021
Replying to

Obrigada pela participação ❤

Like
bottom of page