top of page
Buscar
  • Foto do escritorLouca por Joias

Como evitar golpes pela internet, todo o cuidado é pouco!

Atualizado: 18 de nov. de 2020

Os golpistas, estelionatários, ladrões e bandidos estão por toda a parte, antigamente eles davam o golpe do bilhete premiado, agora usam a internet para fisgar suas vítimas.


Aqui vai o relato de uma situação vivida no dia 24/08/19.

Durante a madrugada, quando costumo ter mais tempo para navegar na internet, um anúncio do Mercado Livre me chamou atenção, era a oferta de uma aliança Giuliana tamanho M da HStern, o perfil era do Ceará, de uma usuária nova na plataforma e as fotos tinham sido tiradas da tela de um computador, isso mesmo, a pessoa fotografou a tela de um computador para utilizar as fotos. Faço algumas perguntas e sou respondida prontamente de madrugada com longas explicações para perguntas simples, sempre em um portugues bem formal, mas fazendo questão em dizer que um anuncio na OLX também estava disponível, para quem compra pela internet sabe que esta é a deixa para que voce procure a pessoa na outra plataforma onde o telefone de contato fica disponível, e lá fui eu atras do tal anúncio.


Adiciono o telefone e começo uma conversa por whatsapp a 1h da madrugada, algo que não incomoda a vendedora que se apresenta como Adriana, um advogado, ops... advogada corrige logo a frente. Durante a conversa vai tentando ganhar confiança, se diz novata e não entender de como utilizar os recursos do celular e nem da internet e por isso não sabia como enviar as fotos da aliança pelo whatsapp tão pouco pelo e-mail e a conversa é substituida por vantagens financeiras na compra a vista, desde que depositada em conta corrente, mas veja só, a "advogada" que nem um e-mail sabe enviar, precisa que o deposito seja feito na conta corrente de outra pessoa, o "marido".


Eu que sou compradora profissional e já me deparei com cada história, vou dando corda para ver até onde a golpista, que na minha opinião era um homem, vai parar... "Ela" tentava me manipular a depositar em sua conta, e eu catequizava ela sobre como usar a plataforma do Mercado Livre, uma garantia de proteção ao comprador e vendedor quando não se faz a menor ideia com quem voce está negociando. Então se inicia as colocações sem sentido para uma "advogada" que conhece de leis, direitos e deveres, sua preocupação era saber que garantia ela teria de que o Mercado Livre iria paga-la! Oi? Como? Voce uma advogada fez mesmo esta pergunta, pensei comigo, que golpista fraco! Com tantas trocas de mensagem, e com uma clara demonstração de que eu entendia de como utilizar as diversas ferramentas da internet, eis que a "advogada" faz a pergunta que iria fechar este episódio com chave de ouro, me pergunta com o que eu trabalho, e nesta hora ja sabendo que seria questões de minutos para o trelêlê terminar, digo que trabalho com crimes da internet e que meus equipamentos registram todos os acessos e faz o rastreio do IP da maquina da pessoa, me levando diretamente ao criminoso. Bingo! Neste momento fui imediatamente bloqueada no whatsapp, e os anuncios na OLX e no Mercado Livre foram apagados.


Voces percebem como são os golpes? JAMAIS façam negócio com um estranho pela internet sem estarem amparados por uma plataforma que garanta a segurança de sua transação.


Desconfie de pessoas que só estão disponíveis para responder suas perguntas de madrugada, nunca em horario comercial, pois estes golpistas na grande maioria, falam de dentro de um presídio e utilizam a madrugada para navegarem na internet. Longas explicações a uma pergunta simples é também um discurso duvidoso, tentativas de ganhar a sua confiança para receber dinheiro à vista, depósitos em contas de terceiros, e por fim, tentativa de terem seu e-mail para envio de "fishing" ou virus que acessam a sua maquina com clonagem dos seus dados.


Por isso todo cuidado é pouco, só compre de pessoas idôneas e com reputação no mercado!


50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page