top of page
Buscar
  • Foto do escritorLouca por Joias

A História do Logo da Rolex



Muito antes de a Rolex se tornar um padrão mundial em relógios de luxo, era apenas uma ideia girando na cabeça de Hans Wilsdorf, de 24 anos. O ano era 1905 e, na época, os relógios de pulso eram acessórios comumente usados ​​por mulheres ou militares, enquanto a maioria dos homens carregava relógios de bolso. Hans teve uma visão diferente quando fundou a Wilsdorf & Davis - uma joint venture em Londres com seu cunhado Alfred Davis - estabelecendo uma base de operações e uma parceria com a relojoeira suíça Hermann Aegler para começar a vender seus primeiros relógios.


 

1908 - A origem do nome ROLEX

 

Três anos depois, o negócio estava crescendo para relógios “W&D” - um sucesso que inspirou Wilsdorf a revisitar o nome da marca. Muitas pessoas especularam sobre sua inspiração. Alguns acreditam que seja derivado da expressão francesa “Houloguorie Exquise” que significa “relojoaria requintada”. Outros acreditaram que foi escolhido porque foneticamente soa como um relógio sendo acionado.

A verdade era muito mais prática do que a maioria poderia imaginar. Wilsdorf estava simplesmente em busca de um nome que fosse curto, fácil de dizer, fácil de soletrar, fácil de lembrar em qualquer idioma e, o mais importante de tudo, que ficasse bem em seus mostradores de relógio impecavelmente elaborados.

Exceto em sua autobiografia:

“Tentei combinar as letras do alfabeto de todas as maneiras possíveis. Isso deu algumas centenas de nomes, mas nenhum deles parecia muito certo. Certa manhã, quando eu estava sentado no andar superior de um carro de dois andares movido a cavalos, dirigindo ao longo de Cheapside, em Londres, um bom gênio sussurrou em meu ouvido: "Rolex". Poucos dias depois dessa jornada frutífera, a marca Rolex foi registrada e oficialmente registrada na Suíça. ”


Um dos primeiros anúncios em banner da Rolex com a marca Wilsdorf e Davis original.

Inicialmente, a empresa não tinha uma marca totalmente desenvolvida, optando por uma fonte serifada em negrito como a de Garamond para destacar o nome em seus anúncios impressos. Mesmo em sua forma bruta, a genialidade do nome é revelada em sua simetria quase perfeita que serviria bem à empresa por muitos anos.


 

1952 - A Coroação

 

A revisão da fonte para um serif mais refinado e quadrado é uma pequena alteração à luz do ícone da coroa de cinco pontas, renderizado em um tom dourado suave que foi totalmente compensado pelas letras em azul escuro. Esta escolha particular de iconografia foi adicionada para complementar o slogan da empresa "Uma coroa para cada conquista".

A adição da coroa também proporcionou o estabelecimento subconsciente da Rolex como o rei dos relojoeiros - uma reputação que não seria tomada de ânimo leve pela empresa ou por sua crescente multidão de clientes leais.

 

Inovação, elogios e evolução

 

Nas décadas seguintes, a Rolex revolucionaria o setor em várias ocasiões. De relógios à prova d'água e adição de manutenção de datas a mecanismos perpétuos de corda automática, a empresa nunca parou de levantar a barra ou pensar fora da caixa. Também se tornou uma marca registrada de muitas aventuras ambiciosas, como a primeira expedição ao Monte Everest ou a quebra de múltiplos recordes de velocidade em terra, mar e ar.

Todos esses fatores ajudaram a cultivar a imagem Rolex, não apenas como algo sofisticado ou brilhante, mas um feito de engenharia e qualidade, adequado para os maiores corredores de riscos. Muito além de um símbolo de status, a Rolex passou a representar grandes conquistas.

 

2002: Rolex Reformulação da Marca

 

Exatamente 50 anos após o primeiro logotipo da coroa e quase um século inteiro desde o início da empresa, a Rolex decidiu dar a seu logotipo um upgrade de estilo. Além da mudança da cor da marca nominativa de azul para verde, a espessura da fonte foi ajustada de forma que as linhas mais finas ficaram mais finas enquanto as hastes mais fortes ficaram mais grossas.

Talvez a mudança mais marcante seja a perna direita do “R” maiúsculo, que não se move mais para cima, plantando firmemente a marca da palavra na linha de base e dando-lhe um pouco mais de peso e estabilidade.

Hoje, a Rolex continua estabelecendo novos padrões com seus produtos, ao mesmo tempo em que reforça sua posição como um dos maiores relojoeiros do mundo.




créditos: Fine Print Art is an educational independent research publication. The above content has not been officially sponsored by Rolex, SA.

https://www.fineprintart.com/history-of-the-rolex-logo/


742 visualizações0 comentário
bottom of page