Porta joias
Da necessidade em transportar suas joias em suas constantes viagens, Andrea Cifali, a dona da marca Louca por Joias, idealizou um porta joias compacto e espaçoso que pudesse ser carregado na bolsa sem ocupar volume, ser de fácil utilização sobre a bancada do banheiro, e facilmente guardado no cofre dos hotéis onde ficava hospedada.
Com a idéia na cabeça e sabendo que sua necessidade deveria ser a mesma de suas clientes, e com uma constante vontade de contribuir positivamente com a comunidade local, Andrea dispensou qualquer produto industrializado e se dedicou a procurar trabalhos locais que pudessem valorizar a mão de obra e reverter para a comunidade, foi assim que descobriu a Pipa Social, uma ONG dedicada a trabalhos manuais que atua com artesões locais do Rio de Janeiro, e em meados de outubro, em meio a pandemia do Covid, que Louca por Joias colocou a Pipa no ar dando início ao primeiro ítem de sua linha de produtos personalizado.
História da Pipa Social
A Pipa Social nasceu da urgência de dar voz e visibilidade a talentosas artesãs e costureiras que vivem em comunidades de risco social. Elas querem mostrar seus trabalhos e viver da própria arte.
Era final de novembro de 2011 quando Helena Rocha chamou alguns amigos comprometidos com causas sociais e sustentabilidade e fundou a Pipa Social.
O segundo passo seria encontrar um lugar para montar o ateliê. Só encontrou algo acessível e apropriado em julho de 2012. Os amigos ajudaram doando mesas, cadeiras, computadores. Empresas doaram tecidos e materiais de artesanato.
Artesãs e costureiras de várias comunidades foram convocadas. Voluntários de moda se uniram para fazer parte do coletivo. Trabalhamos arduamente.
Resultado: dezembro de 2012 lançamos nossa primeira coleção de moda e fizemos uma festa para comemorar: 70% da coleção foi vendida neste dia.
De lá pra cá só crescemos e conseguimos fazer com que tantas mulheres talentosas se tornassem grandes profissionais.
Como conseguimos? Perguntamos com frequência a cada uma delas.
Resposta: porque aqui aprendemos a trabalhar com amor e com amor os produtos saem mais bonitos porque estamos felizes.
Em cada produto da Pipa existe essa energia da transformação e do amor.